Meufilho engoliu um objeto: o que fazer?
🙋🏻♀️Levante a mão qual papai e mamãe não ficaria desesperado ao saber que seu filho engoliu um objeto estranho !?
🚨A principal dica é manter a calma e não realizar manobras para tentar retirar o objeto, pois isso poderá agravar ao quadro !
O acidente por ingestão ou aspiração de corpo estranho permanece como grave problema de saúde no grupo pediátrico. A maioria dos casos atendidos é de crianças em torno dos três primeiros anos de vida, com prevalência de meninos, na proporção de 2:1.
Entre 1 e 3 anos as crianças exploram o mundo através da via oral. Possuem coordenação motora fina para colocar um pequeno objeto na boca, mas não possuem dentes molares e mastigam o alimento de forma incompleta com os dentes incisivos, o que predispõe à aspiração.
Os pequenos levam à boca qualquer objeto (corpo estranho) que encontrarem. Na situação de ingestão de corpo estranho os sintomas podem ser pobres ou ausentes, podem ocorrer vômitos, dor para engolir, sialorreia, consequentes à impactação do corpo estranho no esôfago. Corpos estranhos de localização gástrica ou intestinal raramente provocam sintomas, sendo a maioria eliminada espontaneamente.
Os corpos estranhos não perfurantes podem aguardar até três semanas no estômago para sua eliminação. Na suspeita de ingestão ou aspiração de corpo estranho, deve-se levar a criança para o serviço de emergência para, além da avaliação clínica, fazer RX, uma vez que a maioria dos corpos estranhos é radiopaca.
Medidas de Prevenção
-Crianças pequenas não devem ter acesso a brinquedos destinados a crianças maiores.
-Não deixar moedas, jóias, agulhas e outros objetos pequenos ao alcance de crianças menores de 3 anos.
-Comprovar que os brinquedos não contenham peças que a criança possa destacar com as mãos ou dentes.
-Impedir que crianças brinquem com sacos plásticos e balões de borracha sem supervisão direta.
-Não deixar aparelhos elétricos ou que contenham pilhas ou baterias em forma de disco ao alcance de crianças pequenas.
-Evitar que as crianças usem joias, medalhas, broches, correntes, berloques, prendedores de chupeta, que possam se soltar e serem ingeridos.
-Ensinar as crianças que não devem colocar objetos em geral na boca.
Com amor❤️
🩺Dra Andressa Câmara
Pediatra e Endocrinologista Pediátrica
CRM:177302 | RQE: 86911